Monday, May 12, 2008

Depósito Futuro, um sonho..




Depósito Futuro é o nome dado ao deposito de Gratidão pelos agricultores de Ubua Cabra e Mesquita depois de reabilitado.
Situado a aproximadamente 8 km da cidade capital no distrito de Mé-Zochi o depósito agora tem um novo estilo.
Este tanque foi construido nos anos 84 pelos franceses e desde então a irrigação dos campos de Uba Cabra e Mesquita tem vindo através desse deposito.
A cooperativa dos pequenos agricultores de Uba Cabra e Mesquita sempre sonharam um dia ter o problema de irrigação dos seus campos resolvido.
Foi assim que um parceiro tradicional da ADRA-STP Chevron Texaco financiou este projecto considerado social e sustentável.
Foram necessários 105 dias para que 178 agricultores contribuíssem com a sua mão-de-obra no projecto de reabilitação do tanque depósito de Gratidão que tem vindo a beneficiar cerca de 300 famílias.
Este tanque tem 30 m de largura, 65 m de comprimento e 8,5 m de altura e aumentou a sua capacidade em 4 a 5 vezes mais.
Este projecto ronda cerca de 87 mil dólares. O trabalho foi árduo mas gratificante.
Foi assim que em 16 de Abril de 2008 foi realizada a cerimónia de inauguração do Depósito Futuro.
Apesar da chuvada que caiu os ânimos foram mais fortes e a cerimónia foi realizada entre os coloridos dos guarda chuvas e os presentes quase todos de galochas.
Nessa cerimónia estiveram presentes o Director da Chevron Texaco, o Director Interino da ADRA-STP e outros trabalhadores, a Ministra da Agricultura e a equipa do seu ministério, representantes de empresas construtoras e que apoiaram os trabalhos com betoneira, agricultores e convidados.
Na sua intervenção o Director Interino da ADRA-STP Eliseu Xavier realçou que esta obra foi feita em betão armado e representa a necessidade local dos agricultores e anunciou a 2ª fase do projecto:
“ ...este é um projecto participativo e aberto, a mão-de-obra dos pequenos agricultores era uma condição principal e básica para o arranque do projecto. Com isto permitiu o fortalecimento das cooperativas e a liderança comunitária local, fazendo com que a comunidade se sentisse como seu bem e também comum que deve ser protegido. ..”
O Líder da COOPAUC-Mesquita, Adérito Leite na sua intervenção disse :”... a água é um factor decisivo para o desenvolvimento dos nossos campos...terá mais valia nos nossos rendimentos e consequentemente na melhoria das nossas condições de vida e da nossa família...estamos convencidos que estamos em condições de abastecer o mercado com a reabilitação do depósito.”
Palavras de agradecimento ao doador e implementador do projecto não faltaram bem como outros intervenientes.
Timmothy Pearsons, Director da Chevron Texaco disse que: “... seleccionamos este projecto pequeno mas significativo e que possa vir a apoiar o desemprego e a economia de São Tomé e Príncipe. Reconhecemos o esforço feito pela ADRA na execução e implementação desta obra que muitos duvidaram não ser possível realizar, reconhecemos os esforços feitos pelos agricultores e agora é necessário conservar e manter esse empreendimento porque só assim pode durar muitos anos.”
A Ministra da Agricultura e Desenvolvimento Rural Valdemira Tavares agradeceu a Chevron pelo empreendimento e disse: “...espero que os agricultores façam a manutenção e bom uso do sistema que irá contribuir para o aumento da produção e logicamente a melhoria de vida dos agricultores.
Quero louvar o esforço dos pequenos agricultores e que possa servir de exemplo para outros agricultores.”
Ao longo da cerimónia foram atribuídos certificados de mérito às empresas CONSTEP, MOTA-ENGIL, ao engenheiro Nazaré e ao sr. João Pires pela forma como contribuiram com os seus materiais em apoio a esta obra social.
Findo os discursos, seguiu-se o corte de fita que foi feito pela Ministra da Agricultura e depois uma visita ao interior do depósito.
No local estava exposta uma exposição de fotografias das diversas fases do trabalho que foi realizado e que despertou o interesse dos presentes.
A reconstrução do Depósito Futuro não foi o fim do projecto mas sim é a abertura de mais uma fase que consiste no melhoramento da captação de água e distribuição de sementes, fertilizantes, insumos agrícolas e materiais de trabalho , nessa fase serão beneficiados os agricultores de Ubua Cabra e Mesquita.
A segunda fase do projecto é financiada também pela Chevron no valor de 40 mil dólares e implementada pela ADRA-STP.
Depósito Futuro é o sonho que se tornou realidade para os agricultores.

Conceição Agati

No comments: