Thursday, May 22, 2008

A Voz Rural transmite o seu centésimo programa radiofónico


A Voz Rural é um programa de rádio transmitido às 3ª feiras às 19 h 00m e aos Domingos às 9h 30m na Rádio Nacional. É um programa de agricultura, desenvolvimento rural , pescas, recursos naturais e ambiente.

O programa Voz Rural está inserido no Programa Promoção e Troca de Informação, Igualdade de Género e Plantação de Árvores de Fruto que é completado com uma revista trimestral denominada Actividade Rural e com formações nas comunidades.

Neste programa radiofónico, os agricultores podem trocar experiências e partilharem o conhecimento novo que têm com a terra através do tempo.

O programa Voz Rural é financiado pela ADRA Canadá e implementado pela ADRA-STP está no ar desde 2006 e esta

semana foi transmitido o nº 100.

O maior produtor de hortaliças do país, Leonel Oliveira em alusão ao número do programa salientou: “ A Voz Rural dá muita força aos agricultores, é bom que os mesmos possam acompanhar porque quem trabalha com o andar do tempo terá resultados.”

Eliseu Xavier, Coordenador do programa disse:”Queremos que esse programa seja aberto, pois sentimos que é a voz do agricultor. Gostaríamos de ouvir mais vozes ,sobretudo as dos agricultores bem sucedidos para que possa servir de incentivo para os agricultores com menos experiências.”

A Voz Rural foi feito a pensar nos agricultores, pescadores e criadores.

Por: Conceição Agati

Thursday, May 15, 2008

Agricultores de Uba Cabra e Mesquita recebem sementes e ferramentas de trabalho

A Segunda fase do projecto de reabilitação do tanque de Gratidão tiveram o seu inicio esta semana.
As obras de reabilitação do local de captação tem uma distância de cerca de 2 Km até Gratidão, onde está o depósito. Para evitar perdas de água, a ADRA -STP implementa a segunda fase desse projecto com o financiamento da Chevron no valor de 41 mil dólares.
Os responsáveis pela obra juntamente com os agricultores que continuam a colaborar nos trabalhos desviaram o percurso do rio de modo que possam trabalhar em melhores condições para reabilitar e prolongar a vala de captação.
Os trabalhos vão durar duas semanas.
Enquanto isso os 179 agricultores que pertencem à COOPAUC - Mesquita estão a receber um kit de materiais entre eles sementes de tomate e cebola, regadores, enxadas, produtos fitossanitários, limas , machins e botas.

Estes materiais ofertados pela ADRA tem por objectivo ajudar os agricultores a reorganizarem os seus trabalhos com maior eficência.
De realçar que os agricultores de Uba Cabra e Mesquita já iniciaram a trabalhar nos seus campos hortícolas.
“Eu tenho de agradecer à ADRA por seu empenho na área agrícola”- foram palavras de Aderito Leite, Presidente da Cooperativa com experiência de 18 anos a trabalhar com a terra.

Por: Conceição Agati

Monday, May 12, 2008

Depósito Futuro, um sonho..




Depósito Futuro é o nome dado ao deposito de Gratidão pelos agricultores de Ubua Cabra e Mesquita depois de reabilitado.
Situado a aproximadamente 8 km da cidade capital no distrito de Mé-Zochi o depósito agora tem um novo estilo.
Este tanque foi construido nos anos 84 pelos franceses e desde então a irrigação dos campos de Uba Cabra e Mesquita tem vindo através desse deposito.
A cooperativa dos pequenos agricultores de Uba Cabra e Mesquita sempre sonharam um dia ter o problema de irrigação dos seus campos resolvido.
Foi assim que um parceiro tradicional da ADRA-STP Chevron Texaco financiou este projecto considerado social e sustentável.
Foram necessários 105 dias para que 178 agricultores contribuíssem com a sua mão-de-obra no projecto de reabilitação do tanque depósito de Gratidão que tem vindo a beneficiar cerca de 300 famílias.
Este tanque tem 30 m de largura, 65 m de comprimento e 8,5 m de altura e aumentou a sua capacidade em 4 a 5 vezes mais.
Este projecto ronda cerca de 87 mil dólares. O trabalho foi árduo mas gratificante.
Foi assim que em 16 de Abril de 2008 foi realizada a cerimónia de inauguração do Depósito Futuro.
Apesar da chuvada que caiu os ânimos foram mais fortes e a cerimónia foi realizada entre os coloridos dos guarda chuvas e os presentes quase todos de galochas.
Nessa cerimónia estiveram presentes o Director da Chevron Texaco, o Director Interino da ADRA-STP e outros trabalhadores, a Ministra da Agricultura e a equipa do seu ministério, representantes de empresas construtoras e que apoiaram os trabalhos com betoneira, agricultores e convidados.
Na sua intervenção o Director Interino da ADRA-STP Eliseu Xavier realçou que esta obra foi feita em betão armado e representa a necessidade local dos agricultores e anunciou a 2ª fase do projecto:
“ ...este é um projecto participativo e aberto, a mão-de-obra dos pequenos agricultores era uma condição principal e básica para o arranque do projecto. Com isto permitiu o fortalecimento das cooperativas e a liderança comunitária local, fazendo com que a comunidade se sentisse como seu bem e também comum que deve ser protegido. ..”
O Líder da COOPAUC-Mesquita, Adérito Leite na sua intervenção disse :”... a água é um factor decisivo para o desenvolvimento dos nossos campos...terá mais valia nos nossos rendimentos e consequentemente na melhoria das nossas condições de vida e da nossa família...estamos convencidos que estamos em condições de abastecer o mercado com a reabilitação do depósito.”
Palavras de agradecimento ao doador e implementador do projecto não faltaram bem como outros intervenientes.
Timmothy Pearsons, Director da Chevron Texaco disse que: “... seleccionamos este projecto pequeno mas significativo e que possa vir a apoiar o desemprego e a economia de São Tomé e Príncipe. Reconhecemos o esforço feito pela ADRA na execução e implementação desta obra que muitos duvidaram não ser possível realizar, reconhecemos os esforços feitos pelos agricultores e agora é necessário conservar e manter esse empreendimento porque só assim pode durar muitos anos.”
A Ministra da Agricultura e Desenvolvimento Rural Valdemira Tavares agradeceu a Chevron pelo empreendimento e disse: “...espero que os agricultores façam a manutenção e bom uso do sistema que irá contribuir para o aumento da produção e logicamente a melhoria de vida dos agricultores.
Quero louvar o esforço dos pequenos agricultores e que possa servir de exemplo para outros agricultores.”
Ao longo da cerimónia foram atribuídos certificados de mérito às empresas CONSTEP, MOTA-ENGIL, ao engenheiro Nazaré e ao sr. João Pires pela forma como contribuiram com os seus materiais em apoio a esta obra social.
Findo os discursos, seguiu-se o corte de fita que foi feito pela Ministra da Agricultura e depois uma visita ao interior do depósito.
No local estava exposta uma exposição de fotografias das diversas fases do trabalho que foi realizado e que despertou o interesse dos presentes.
A reconstrução do Depósito Futuro não foi o fim do projecto mas sim é a abertura de mais uma fase que consiste no melhoramento da captação de água e distribuição de sementes, fertilizantes, insumos agrícolas e materiais de trabalho , nessa fase serão beneficiados os agricultores de Ubua Cabra e Mesquita.
A segunda fase do projecto é financiada também pela Chevron no valor de 40 mil dólares e implementada pela ADRA-STP.
Depósito Futuro é o sonho que se tornou realidade para os agricultores.

Conceição Agati

Adra Kids em visita de estudo



A ADRA - STP concretamente o projecto Adra Kids fez uma visita de estudo com as crianças das escolas primárias de Vila José do distrito de Caué e Ribeira Funda do distrito de Lembá. Ao todo foram 136 crianças que vieram para esse tão esperado dia.
As crianças visitaram os escritórios da ADRA-STP, A Televisão Sãotomense e o Museu Nacional.
As crianças tiveram a oportunidade de partilhar as suas experiências e de fazer novas amizades. Acompanharam a visita 12 adultos entre eles professores, monitores, representantes dos pais e um socorrista. A visita de estudo terminou com um almoço de confraternização na escola Primária dona Maria de Jesus.

Foi um dia que ficou marcado para essas crianças porque muitas delas nunca tinham vindo à cidade capital.
A ADRA-STP apoia essas escolas com o objectivo de melhorar o rendimento escolar dos meninos que as frequentam . As canções , o riso e o entusiasmo nos seus olhares demonstraram a alegria que cada um sentiu. Até o sol brilhou mais naquele dia...

Conceição Agati