A formação foi organizada pela ADRA-STP e financiada pela ADRA Canadá dentro do programa Promoção e Troca de Informação.
Nesta acção de formação participam 11 formandos que estão a aprender as técnicas de apicultura entre elas:
A importância da apicultura na economia e ecologia; localização e instalação do apiário; Flora apícola; recolha de enxame selvagem; doenças e pragas das abelhas.
A formação está a ser orientada pelo técnico apicultor Artur Costa.
Esta 1ª fase durou 45 dias e os formandos estão a organizar-se para que possam de facto continuar com esta actividade oferecendo à população um mel de qualidade e melhorar a vida das suas famílias e comunidade onde vivem.
Agora os 11 formandos encontram-se na 2ª fase da formação que consiste na recolha de enxames, instalação de um centro apícola e seguimento até à sua fase de produção.
Eles se reúnem uma vez por semana para continuarem os trabalhos juntamente com o técnico formador. Esta fase vai se prolongar por 6 meses.
Roberto Sousa, agricultor há 7 anos e que está a participar na formação disse:
“Eu estava muito interessado em saber como lidar com as abelhas e assim que surgiu esta oportunidade não pensei duas vezes. Também peço aos agricultores como eu que quando encontrarem um enxame no seu lote, por favor não queimem, nem afugentem, procurem um apicultor para poder cuidar.”
Conceição Agati
1 comment:
Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my site, it is about the CresceNet, I hope you enjoy. The address is http://www.provedorcrescenet.com . A hug.
Post a Comment