Wednesday, December 26, 2007

A Nova face de “Novo Destino”

Novo Destino é uma comunidade localizada no distrito de Mé-Zochi com cerca de 250 pessoas e que dista 17 km da cidade capital.
Quem conheceu Novo Destino em Janeiro de 2007 se lá for agora nota uma grande diferença:
27 latrinas para todas as famílias da comunidade com uma inovação de esgotos central para uma fossa céptica, uma lavandaria, água potável e recuperação do casa de banho comunitária.
Mas não são só estas infra-estruturas, a 19 de Dezembro realizou-se a inauguração do Posto e da Loja Comunitária, bem como a entrega de certificados a 7 pessoas que se formaram na área de gestão de negócios e de agentes comunitários respectivamente. Pode-se assim dizer que foi a prenda de Natal para a comunidade.
Este investimento foi graças à empresa petrolífera Chevron Texaco que financiou este projecto no valor de 70 mil dólares.
A ADRA-STP serviu como parceiro para a comunidade que contribuiu com a sua mão- de-obra. Estas foram as necessidades apontadas pelos habitantes da comunidade daí a boa vontade em colaborar em todas as obras aí realizadas.
Esta ONG tem beneficiado a comunidade com ateliês de formação a nível da agricultura e com novas técnicas de trabalho, a nível do associativismo e cooperativismo, a nível do saneamento do meio entre outras actividades.
Nesta cerimónia que decorreu de forma simples mas com grande significado estiveram presentes o Director da Chevron Texaco Timothy Parsons, o Director da ADRA -STP, o Ministro da Saúde, o Presidente da Câmara Distrital de Mé-Zochi, a Directora do FIC/PAPAFPA Carminda Viegas e os moradores da comunidade.
O Director da ADRA-STP, Emanuel Costa realçou que já trabalham em Novo Destino desde 2004 e que o Posto de Saúde tem tudo que um posto deve ter e tem também uma estratégia que estão a tentar inserir que é uma maneira de poder remunerar aos agentes de saúde comunitário com uma loja comunitária.
Domingos Silva, líder da comunidade um homem com talentos para liderança disse:
“ ...esta comunidade é mais uma vez beneficiada e estamos muito contentes porque nunca sonhamos ter um posto Comunitário...se a ADRA nos deixa hoje vamos ficar com dor no coração porque a ADRA trouxe para Novo Destino um novo destino na verdade…”
Depois da entrega dos certificados Daniel Amuçû em representação dos formados salientou :
“Agradeço em nome de todos os colegas, aos formadores e à ADRA porque nos deram conhecimento suficiente para saber cuidar da saúde da nossa população. Com este nosso saber tenho certeza que muitas das enfermidades serão tratadas mesmo aqui no nosso posto sem ter que ser necessário deslocar para a Trindade ou Cidade Capital.”
O Presidente da Câmara de Mé-Zochi demonstrou a sua satisfação porque segundo ele a comunidade de Novo destino sabe o que quer, e que agora devem manter as infra-estruturas em ordem para que possa durar muito tempo.
O representante da Chevron Texaco disse estar contente com os trabalhos realizados que tiveram por objectivo melhorar as condições de vida da população de Novo Destino.
“...Queremos agradecer à ADRA pela boa coordenação que fez durante o decurso de todos os trabalhos. Também queremos agradecer a comunidade de Novo Destino pelo empenho e contribuição principalmente no fornecimento da mão-de-obra voluntária; sem esse engajamento da comunidade não seria fácil implementar esse projecto com sucesso...”
O Ministro da Saúde ao encerrar a cerimónia salientou:
“... As estruturas inauguradas irão servir para melhoria da sanidade a nível do país.
Gostei da estrutura deste posto sanitário porque não tem só a estrutura para assistência médica e medicamentosa, há um espaço onde o sistema de saúde pode interagir com a comunidade, isto é bastante bom, tem uma vertente preventiva porque é necessário trabalhar para prevenção das doenças.
Este é um método integrado porque formaram pessoas para contribuir para que a comunidade seja sustentável.”

Este é mais um exemplo do que o associativismo pode fazer para o bem da sua comunidade.
Portanto se quiser ver este exemplo com os seus próprios olhos vá a Novo Destino, fale com os seus habitantes e faça o mesmo na sua comunidade.
“Um por todos, todos por um.”

Por:
Conceição Agati,
Directora Comunicações

No comments: