Num acordo assinado entre a ADRA-STP e os representantes do governo nacional de São Tomé e Príncipe em 05 de Dezembro de
A ADRA-STP aproximou-se desta oportunidade depois de um grupo de representantes da delegação de PNUD ter visitado os escritórios de várias ONG no país para avaliar a qualidade do seu sistema e experiência de contabilidade com o software de contabilidade. A transparência, o rigor, e a elevada qualidade do padrão do Departamento Financeiro da ADRA-STP impressionou a delegação, e eles também sentiram-se atraídos pela qualidade do programa QuickBooks. “As capacidades dos departamentos de planificação, monitorização e avaliação e mais outros departamentos são fortes,” disse o Dr. Herodes Sousa Pontes do Sacramento Rompão, Director do CNE. “Mas o nosso sector financeiro necessita de um significativo reforço. Esta formação que vai ser orientada pela ADRA é muito importante porque vai nos ajudar a preparar para gerir o Fundo Global.”
A formação e o estabelecimento do sistema de contabilidade irão começar em Dezembro de 2008 com a duração de dois meses. O Director Financeiro da ADRA-STP, o Sr. Ugochukwu A. Nwachukwu, irá conduzir a formação baseada no seu nível de contabilidade da Universidade de Port Harcourt (Nigéria), a sua experiência como um homem de negócios internacional, e o seu trabalho com a ADRA-STP.
“Estamos muito gratos por nos terem dado esta oportunidade”, disse Dr. Adam D. Kiš, o Director Executivo da ADRA-STP. “A maioria dos nossos trabalhos são efectuados ao nível das comunidades, mas trabalhar ao nível nacional é também um tipo de desenvolvimento que pode melhorar fundamentalmente a vida de todos.”