Wednesday, January 31, 2007

Caso Policial ... resolvido por Enfermeira


Na última sexta-feira, um polícia da cidade de Angolares, capital distrital de Caué, o distrito mais pobre da ilha de São Tomé, seguiu e parou a enfermeira Ana Maria, trabalhadora da ADRA-STP. Ana Maria é a pessoa responsável pelas actividades do projecto com as associações de mulheres e raparigas no distrito de Caué, onde trabalha directamente com 6 associações de mulheres e raparigas, na promoção da saúde, educação, actividades geradoras de rendimento a participação na sociedade.
Depois da surpresa inicial de ter sido seguida por um polícia, a enfermeira Ana foi informada que as mulheres e raparigas das 2 associações apoiadas pela ADRA na comunidade de Ribeira Peixe fizeram uma queixa oficial e pediram a intervenção da polícia. A razão da queixa foi que depois das associações organizarem uma actividade de limpeza na comunidade, um habitante da comunidade decidiu defecar num local que já tinha sido limpo. O grupo de mulheres decidiu intervir, denunciando a situação à polícia e fazendo com que todas as pessoas soubessem que elas seguem novas regras e que a limpeza da sua comunidade as protege, aos seus filhos e todas as outras pessoas, de doenças como a Cólera.
Com a intervenção da enfermeira Ana, a situação resolveu-se mas a mensagem foi transmitida, as mulheres de Ribeira Peixe defendem princípios de higiene comunitária.
O Projecto "Desenvolvendo as Competências das Raparigas e Mulheres" é financiado pelo Governo da Finlândia e ADRA Finlandia.

Monday, January 22, 2007

Pequenas Bibliotecas Escolares

A ADRA – STP recebeu um contentor com diversos materiais escolares no dia 18 de Janeiro do ano em curso.
Entre os materiais escolares a destacar:
- 280 volumes com livros entre o 4º ano e 12º ano.
- cerca de 200 volumes com revistas para crianças.
- alguns materiais didácticos como cadernos, esferográficas, jogos educativos e outros.
- 110 volumes com sapatos desportivos novos de marca “Status”.
Os materiais foram doados à ADRA Portugal por famílias portuguesas e empresas, e enviados à ADRA STP pela ADRA Portugal que organizou a recolha destes donativos.
Com esses materiais vão ser formadas pequenas bibliotecas nos distritos de Caué, Cantagalo e Pagué, bem como reforçar as que foram criadas na primeira fase do projecto. Os outros materiais vão ser distribuídos às crianças das escolas, creches e instituições de apoio social de todo o País.
De recordar que em 2004 a ADRA STP implementou um projecto semelhante, onde foram estabelecida 6 bibliotecas sendo 2 na região autónoma do Príncipe. Após 2 anos desde a implementação, todas estas pequenas bibliotecas continuam em funcionamento e a permitir o acesso a livros a centenas de crianças.